Criar uma Loja Virtual Grátis
ORIENTAÇÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA
ORIENTAÇÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA

OBJETIVO DO CURSO

 

Arteterapia é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde. Utiliza, para isso, as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, musicalização, dança, drama e poesia. É aplicada na avaliação, no tratamento, na profilaxia (prevenção), reabilitação e educação de clientes especiais.

O campo de atuação da Arteterapia estende-se às diferentes organizações (Saúde, Educação, Comunidade) permitindo maior qualidade de vida.

O profissional formado pelo CENSUPEG poderá atuar como arteterapeuta em equipes multidisciplinares, em colaboração com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde. Ele também poderá atuar sozinho em um atelier terapêutico ou uma clínica, de acordo com sua formação anterior. Sem medo de errar podemos afirmar que a Especialização em Arteterapia não é um curso para quem busca apenas um título de pós-graduação.

O profissional Arteterapeuta está habilitado em sua formação para atuar na área da saúde, educação, recursos humanos, ou de qualquer outra área cujo objetivo seja o humano. Essa atuação consiste em dar atendimento coletivo e/ou individual a quem deseja ou necessita, pessoas que sejam portadoras de algum déficit de comportamento, aprendizagem, relacionamento familiar e social, além de auxiliar outros profissionais na área da saúde na recuperação de patologias como depressão, dependência química, etc. Porém a proposta primordial da arteterapia é a sua atuação preventiva evitando o adoecimento. Esse profissional trabalha com uma metodologia científica, utilizando as mais variadas linguagens expressivas, promovendo assim o autoconhecimento do indivíduo, aumentando sua percepção e estimulando seus canais criativos, possibilitando maior e melhor qualidade de vida e uma melhor atuação profissional. Trata-se de novos paradigmas para quem trabalha ou se interessa por saúde mental, educação, recursos humanos, inclusão social, terapias, humanização hospitalar e ainda para quem busca o autoconhecimento.

 

AS VANTAGENS DA ARTETERAPIA

• Diminuir o tempo de trabalho terapêutico devido à diminuição da transferência.

• Tornar o cliente ativo, mais criativo e mais independente.

• Utilizar a comunicação averbal, aumentando a comunicação plena.

• Desenvolver maior adaptação, flexibilidade e originalidade.

• Influenciar no dia-a-dia relacionando harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver.

 

O EMPREGO DA ARTETERAPIA

Atualmente a Arteterapia tem sido utilizada em hospitais, clínicas, institutos, escolas, empresas, comunidades em diferentes especialidades como:

•Treinamento empresarial

• Psico-profilaxia e reabilitação psicopedagógica

• Arte-reabilitação física e mental

• Reabilitação psicossocial

• Projetos comunitários de educação para saúde e em consultório e clínicas especializadas com doenças degenerativas como câncer, Aids, alzaimer, esclerose múltipla, etc;

• Deficiências físicas e mentais e psicoterapias individuais e de grupo (família, crianças,adolescentes, adultos e idosos)

• A Arteterapia pode ser utilizada sozinha ou como coadjuvante em outros tratamentos, principalmente em programas interdisciplinares como os utilizados em psicoses e drogadição.

 

CAMPO DE ATUAÇÃO:

Nas instituições que utilizam a ARTETERAPIA como proposta de trabalho.

Ex.:

1) EDUCACIONAL: Escolas e Instituições de Ensino Superior;

- O Profissional de educação, por exemplo, poderá utilizar os recursos do Mapa Mental, a Imaginação Criativa, Associação, Exercícios de Relaxamento, trabalhos corporais, mandala, etc. Com algumas dessas atividades as pessoas se aquietam, desenvolvem a atenção e a concentração, estimulam o raciocínio lógico, a habilidade com a Geometria, desenvolvem a organização interna, o que reflete no seu exterior.

 

2) SOCIAL (Instituições sociais, Presídios, Organizações não governamentais e Comunidades de baixa renda);

- Expressar a compreensão da realidade, podendo recriá-la renovando a cultura.

 

3) PSICOLÓGICA: Psicoterapia individual e grupal (com crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias); (trabalho com artes com múltiplas funções)/

- Pode-se trabalhar com expressões artísticas no consultório (nos atendimentos individuais e no grupo); A arteterapia ajuda a despertar a capacidade criativa e a expressividade.

 

4) SAÚDE MENTAL (Centros de Atenção Psicossocial);

- A Arteterapia é uma modalidade de tratamento terapêutico onde os materiais plásticos atuam como veículos facilitadores da expressão humana. Neste contexto o “fazer” possibilita a expressão do não verbalizável. Através da Arteterapia o indivíduo tem a possibilidade de criar, produzir e lançar um olhar sobre esta produção e, consequentemente, esta prática auxilia na reestruturação da sua subjetividade. Proposta: Oficina Terapêutica de Arteterapia.

 

5) ORGANIZACIONAL (Organizações públicas e privadas); HOSPITALAR (Enfermarias de hospitais da rede pública e privada);

- A Arte tem sido excelente instrumental nas terapias sexuais, familiares e nos problemas do dia a dia, principalmente nos casos de dificuldade de comunicação verbal oral.

 

PÚBLICO-ALVO:

Portadores de diploma de graduação das áreas de artes, educação e saúde, sendo também aceito todo profissional que lide com aprendizagem, ou seja, professores e educadores em geral, psicólogos, pedagogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas, arte-educadores, gestores de recursos humanos e outras pessoas envolvidas com relações humanas.  Destina-se a estudantes e profissionais das áreas de humanas, paramédicas, artísticas e médicas.

 

DIFERENCIAL DESTE CURSO:

O aluno ganha do CENSUPEG a carteirinha de Sócio simpatizante da ABA- Associação Brasileira de Arteterapia

 

CARGA HORÁRIA:

550 h/a.

 

FORMAÇÃO

Especialista em Arteterapia